August 31, 2017

Please reload

Posts Recentes

Startups de Sucesso e a Disrupção

June 6, 2017

Essa semana foi publicado um artigo muito interessante e construtivo escrito por Cesar Taurion, a quem desde já parabenizo. Neste artigo ele aborda basicamente do conceito de disrupção no âmbito do mercado, seja tratando-se de empresas tradicionais - afetadas pelo fenômeno - seja tratando das startups, capazes de provocar essa onda disruptiva.

A característica da startup que mais se mostra em relação a essa questão é a agilidade nos processos internos e a escalabilidade de seus projetos. No mundo de hoje, transformar-se rapidamente, adaptar-se aos seus próprios clientes e ao mercado em constante movimento, é uma vantagem a se considerar muito seriamente.

No artigo que citei acima, Cesar Taurion faz uma colocação bastante emblemática: " O questionamento então não é olhar as empresas disruptoras, mas as causas da disrupção."

Em se tratando das empresas disruptoras o conceito é agilidade, adaptação e levar o cliente ao que ele precisa da forma mais eficiente e confortável possível. Facilidade e comodidade na obtenção de produtos e serviços são as metas. Na verdade, falamos aqui em juntar duas pontas: o cliente que deseja um produto ou uma prestação em um determinado momento e a efetiva prestação desta demanda, pelos meios que facilitem, agilizem e cumpram essa demanda.

Enquanto as empresas disruptoras empregam tecnologia para inovar no mercado, as empresas tradicionais se apegam a seus modelos de negócio já estabelecidos e são resistentes à mudanças.

- As empresas disruptoras entenderam que o mercado está em busca de soluções práticas e self service. - diz Cesar.

É comum uma grande empresa identificando uma startup com um modelo que afeta o seu próprio modelo de negócio, ignorar esse potencial de afetação no mercado. Segundo Cesar Taurion, apenas quando a disrupção se torna mais nítida e a startup começa a crescer, ocupando espaço no mercado, é que uma pequena parcela das empresas tradicionais começa a prestar atenção no que está acontecendo.

É preciso compreender que o mundo está mudando mais rápido do que há algumas décadas. Novas startups surgem trazendo soluções simples, usando tecnologia como suporte para linkar o cliente ao produto e ao serviço e mais, mostrando que as demandas podem ser simplificadas quando se trata de unir o consumidor ao que ele deseja (ou mesmo criar esse desejo) com aqueles que estão aptos a fornecerem.

Note-se que, também para quem fornece produto ou presta serviço, ser levado ao consumidor através de uma empresa que fará essa "ponte" ainda é, de certa forma, uma barreira a ser transposta pelas startups. Se um produto ou serviço novo é criado e sua qualidade é incontestável, basta uma questão de divulgação e bom atendimento para cair no gosto popular. Mas transformar serviços tradicionalmente prestador por lojas físicas em inovação de mercado, é um desafio.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

Ligue para (21) 96484-6809

  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

Avenida Geremário Dantas, 800 /305 Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ CEP: 22743-010 - Brasil

CNPJ: 15.102.782/0001-47

* entrega dos serviços em até 90 dias